Restrições nas atividades de produção e de circulação decorrentes dos pacotes de ações para inibir o avanço da pandemia COVID-19, refletem em quedas significativas do consumo de energia registradas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).
A partir do dia 21/03 é percebida uma queda média próxima de 10% na carga geral do SIN (Sistema Interligado Nacional) em relação ao mesmo período do ano passado. O gráfico acima utiliza dados de carga em GWh, do ONS para comparar os dias de março de 2020 em relação à 2019. Em laranja a curva percentual comparativa apresenta o recente declínio no consumo.
Cenário que favorece a sobra de energia elétrica no mercado, por conta da diminuição na demanda, e que reflete na redução do PLD (Preço de liquidações de diferenças), o qual fechou março com valores baixos e está apresentando o valor mínimo definido pela ANEEL para a primeira semana de abril 2020.
O que significa um desafio para grande parte dos consumidores do Mercado Livre de Energia em cumprir e ajustar seus contratos de compra e venda deste vital insumo de produção.
A GEBRAS presta serviços de consultoria e gestão de consumidores do Mercado Livre e do Mercado Cativo, aplicando sua experiência na área para que os custos com energia reflitam em produção final para seus clientes. Realiza e orienta ações de combate a desperdícios e de valores desnecessários, aprimoramento em contratações, eficiência energética, entre outros que resultem em economia e sustentabilidade e no aumento da competitividade produtiva.
Fontes: ANEEL, ONS, CCEE, ABRACEEL.