Geladeiras Comerciais: Desligar na madrugada?

20/03/2020 00:00:00



Quando se fala em economia de energia elétrica, logo pensamos nos equipamentos de cada estabelecimento e no seu respectivo consumo. Em bares e restaurantes a realidade não é diferente: temos geladeiras comerciais, expositores de bebidas e outros equipamentos que nos causam dúvidas. Falando em geladeiras comerciais, boa parte dos proprietários desses estabelecimentos já passou pelo dilema “desligar na madrugada ou manter ligada?” Bom, o que é mais econômico? Se desligarmos ao final da noite, o produto vai estar na temperatura ideal para consumo no início da manhã? Instigada por esses questionamentos, a equipe de desenvolvimento da
GEBRAS foi atrás da resposta e montou o estudo abaixo.



Os novos modelos de geladeiras comerciais vêm com o chamado “modo eco”. Esses modelos têm a capacidade de identificar os períodos de menor utilização e reduzir o consumo, causando um impacto positivo nas faturas de energia elétrica. Sendo assim, monitoramos uma geladeira comercial com essa característica e depois de duas semanas de coleta de dados mapeamos seu comportamento. Nesse período, realizamos experimentos com o modo de economia e confrontamos com a situação onde o equipamento foi mantido desligado nas madrugadas – entre o final de um expediente e o início de outro.



Então, o prometido modo eco funciona? Sim. Na primeira figura podemos ver que os intervalos entre os acionamentos do motor são menores na madrugada do que durante o dia, deixando clara sua forma de operação. Porém, se compararmos o consumo com a situação onde a geladeira ficou desligada por nove horas (do final do expediente ao início do expediente do dia seguinte), ainda temos uma diferença considerável, conforme mostram as informações consolidadas na tabela abaixo:











Bom, podemos ver que mesmo com o modo eco a diferença de consumo é considerável, certo? Em um dia completo a diferença chega à 19,49%! Mas temos outros pontos que precisam ser analisados.



Em relação à temperatura, no modo eco a geladeira manteve-se estável entre 0ºC e -5ºC durante toda a madrugada. Já quando desligada nesse período atingiu um pico de aproximadamente 10ºC no retorno das operações, levando em torno de duas horas para retornar ao patamar ideal, abaixo de 0ºC.



Sendo assim, precisamos avaliar cada caso como um caso, cada perfil de operação como um perfil de operação. Qual a sua necessidade? Se há demanda do produto pronto para consumo logo no início da manhã, não teremos o desempenho ideal com o desligamento, mas, caso contrário, a estratégia é interessante.



A
GEBRAS fornece soluções de eficiência energética personalizadas com o PEES – Programa de Eficiência Energética e Sustentabilidade – comprovadas por uma vasta carteira de clientes.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS