Rotinas Operacionais no Mercado Livre de Energia Elétrica

13/03/2020 00:00:00



O modo de faturamento de energia elétrica envolve um conhecimento técnico complexo, com informações não centralizadas e que não são de fácil acesso em sua maior parte. Todavia, quando o faturamento do insumo é de um consumidor especial, livre ou parcialmente livre, ou seja, inserido no ambiente de contratação livre, os trâmites iniciam antes do recebimento da fatura de energia elétrica. A apuração dos montantes de consumo a serem faturados iniciam no primeiro dia útil do mês seguinte, através da disponibilização do arquivo SCDE (sistema de coleta de dados de energia).







Os usuários que se envolvem de alguma maneira, em algum momento, com o arquivo SCDE, sabem que por diversos motivos este pode estar com os dados parcialmente ou integralmente incompletos. Caso a quantidade de dados faltantes seja significativa, há um problema para realizar a definição dos volumes a serem considerados para a liquidação que já possui a data limite estabelecida pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) – independentemente do ocorrido.



Nesses casos, o desdobramento ocorrerá através do diagnóstico e decisão do responsável pela operação, tanto na definição do volume final, assim como na correção do motivo que originou a falha, se este ainda não foi solucionado.



O método mais comum para a resolução é uma estimativa de dados (inclusive consta um modelo padronizado nos procedimentos de comercialização da CCEE) de acordo com a necessidade de registros faltantes. No entanto, por ser uma estimativa e dependendo das métricas utilizadas, esta pode derivar num contratempo de consequências em proporções ainda maiores.



Deste modo, para dirimir a probabilidade dessas falhas sistêmicas, a instalação de um sistema de telemetria junto a medição de energia elétrica torna-se um grande aliado para apuração dos registros ser imediata e assertiva, nestes casos. Uma observação importante é que a maior parte dos usuários envolvidos realizam a apuração de volume de vários pontos de medição e/ou agentes, e a falha nos registros pode estar presente em muitos destes – o que potencializa o impacto negativo nos faturamentos.



A
GEBRAS possui o SOLEWEB. Uma plataforma web utilizada para o encerramento dos volumes dos clientes, entre outras funcionalidades. A ferramenta serve para, além de corrigir o supracitado, como instrumento para a implantação ou aperfeiçoamento de um sistema de gestão de energia elétrica nas unidades consumidoras. 

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS