Secadores de Grãos & Oportunidades nos Contratos de Energia

03/03/2020 00:00:00


Com a finalidade de estar com o contrato com a distribuidora da maneira mais vantajosa financeiramente, torna-se nítida a necessidade das unidades, independente do grupo econômico, possuírem uma contratação de demanda otimizada e coerente com sua operação.

A atividade econômica da secagem de grãos possui uma complexa operação,por serem unidades com atividades extremamente sazonais e com grande influência das variações climáticas, possuem a possibilidade de variarem significativamente a operação de ano para ano. Dessa forma, é indispensável levar em consideração todas as possibilidades de operação, afim de dimensionar o contrato com a menor possibilidade de desperdício.

Por sua classificação de consumidor rural, os secadores possuem o enquadramento multipatamar, ou seja, aqueles com sazonalidade reconhecida¹ devido a atividade econômica. Dessa forma, possuem alguns privilégios, tanto na metodologia de contratação quanto de faturamento de energia. 

     Com isso, temos duas possibilidades:

1- Unidades com operação até 299kW:

• Essencial atingir o contrato por três vezes em períodos de safra, sendo viável financeiramente faturamentos de demanda de ultrapassagem, ao invés de demanda complementar.

2- Unidades com operação a partir de 300kW:

• Ideal contratação de demanda reduzida na entressafra, afim de atingir o contrato de demanda por três vezes nesse período (mesmo que não opere, devido as regras de faturamento) e não faturar demanda complementar.

Contudo, acima destacamos algumas metodologias utilizadas, sendo a solução ideal a personalizada a cada unidade.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco! A GEBRAS é especialista em gestão de energia.

¹termo utilizado no setor elétrico, conforme Resolução Normativa n° 414/10 da ANEEL.

 
Mais News

A GEBRAS

O Grupo Energia do Brasil, atua há mais de uma década no mercado nacional, com excelência, comprometimento e credibilidade, disponibilizando sua expertise em soluções diferenciadas em Instalações & Utilidades, Projetos de Instalações, Gestão de Energia e Fontes Renováveis.

Endereço

Matriz
Av. São Francisco de Paula, 2764
CEP: 96080-730 - Pelotas/RS - Brasil
(53) 3028.2233
  • Chama no Whats
  • Newsletter GEBRAS